terça-feira, 28 de setembro de 2010

VALORES? ONDE ESTÃO?

Os valores dos seres humanos estão em decadência... Vivemos num mundo onde o que vale é dinheiro, poder e aparência. Onde olhamos para um negro pobre passar perto de nós e achamos que ele vai nos roubar. Num mundo em que olham para mim mas não me vêem, vêem apenas um cabelo punk-rock e um piercing no lábio, um típico vândalo ou marginal, enquanto os maiores ladrões do nosso país usam terno e gravata.

Desde criança incentivados a estudar para ter futuro, apenas estudar, ouvir o que lhe é passado sem se perguntar o porquê. Estudamos e estudamos sem aprender nada, pois não nos perguntamos, não raciocinamos ou refletimos, continuamos de mente fechada alheios à corrupção que nos cerca. Vivemos para trabalhar, trabalhamos para viver. Não podemos ser profissionais quaisquer, seremos médicos, juízes, advogados ou engenheiros, deve dar mais prestígio. Afinal, o primeiro colocado em filosofia não aparece num outdoor.

Eles não querem que você pense ou se pergunte o porquê das coisas, eles não querem o ócio, pois o ócio leva à reflexão. Os grandes filósofos de antigamente tinham escravos que faziam tudo para eles, e desse ócio vinha o saber, vinha a pergunta do “por quê?” Eles não querem mais filósofos ou visionários, não querem que você se revolte, eles te mantém ocupado, alienação em forma de entretenimento e trabalho como forma de ocupação e gratificação pessoal. Não importa que tipo de pessoa você seja, egoísta ou cheia de ódio, o que importa é quanto você ganha e o que você veste, onde você mora e quais seus bens materiais. Já parou para pensar? São esses tipos de valores que você quer levar consigo?

Quando crescer não quero ser médico, advogado, professor ou zelador. Quero ser alguém de bom coração, alguém feliz e sempre em paz, que esteja ao seu lado em todas as necessidades e que entenda as pessoas, quero aprender a me pôr no lugar das pessoas e respeitar a forma de ver o mundo de cada ser humano, acima de tudo quero amor e amigos verdadeiros. Não vou viver para trabalhar e nem vou trabalhar para viver, vou viver pelo simples fato de viver e poder aproveitar desta dádiva, e farei do trabalho apenas um complemento do meu dia, mas sempre deixarei tempo para refletir e aproveitarei cada dia desta passagem injusta que é a vida.

Você não vê uma criança dizendo que quando crescer ela vai querer ser uma boa pessoa ou uma pessoa feliz, elas preferem ser médicos. Já parou pra pensar?


Vinícius Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu caro leitor. Faça um escritor carente e necessitado feliz, deixe seu comentário.